11 de jan. de 2014

DAX x Mr. MIAGI

Há algumas semanas li um post no facebook sobre a comparação entre Dax e Mr. Miagi. Achei interessante tanto que me inspirou a escrever esse post. Primeiramente eu gostaria de fazer algumas considerações. Como já mencionei em posts anteriores: Dax foi um divisor de águas no mundo American Bully (AB). É um cão que conseguiu imprimir diversos descendentes tão bons e até superiores a ele. Trouxe um fenótipo que se enquadra perfeitamente no conceito de um AB, claro, levando em consideração ser um Gottiline: baixo, largo, muito musculado, cabeça larga e poderosa (pesada).
Mr Miagi já é um cão com características diferentes. No conjunto trata-se de um ser exótico: proporções reduzidas e uma cabeça bastante esquisita. Pode-se dizer que também foi um divisor de águas, haja vista que foi precursor do movimento dos Exotic Bullies. De uns tempos para cá produziu alguns descendentes com fenótipos mais voltado para um AB, mas também deu origem a vários outros com fenótipo bem semelhante ao dele, pincipalmente, no fechamento de sangue. Vem conquistando a preferência de muitos criadores. Eu enxergo o movimento dos Exotics como sendo uma coisa a parte do AB. Ou seja, Exotic caminha para um lado, AB para outro. Contudo, é inevitável que sejam realizados acasalamentos entre essas duas vertentes. A meu ver os descendentes do Miagi de maior projeção são junções com a Daxline. A inserção da Daxline consegue se sobrepor e agregar o que tem de melhor.
Não sei ao certo em números, mas Dax tem muito mais descendentes que Mr. Miagi. De qualquer maneira, eles sempre terão seus seguidores: sejam os apaixonados por Dax, os por Miagi e os que gostam dos dois. Para ilustrar melhor tudo isso vou postar vídeos com descendentes de ambos.


Gottyline's DAX
Mr. Miagi
 
 
 
 
KENZO (Dax x Coco)
 
 
 
 
FARA
 
MC NASTY (Dax x Barracuda)
 
 
 
 
 
 

10 de jan. de 2014

Padrão ABKC.

Bom Senhores, depois de Natal e Ano Novo vamos dar início aos trabalhos. Esses dias acompanhei alguns posts no facebook e foi daí que surgiram 3 temas interessantes: Comentários sobre características indesejáveis (as chamadas faltas), as vantagens e desvantagens das importações e a comparação entre Dax e Miagi. Nesse post tratarei sobre as faltas mencionadas no padrão ABKC para o American Bully.
  • Bom, no geral o padrão define o que é desejado, o que não é desejado (faltas leves e graves) e o que descarta o indivíduo (faltas desqualificantes). Algumas pessoas confundem características como sendo faltas desqualificantes. A mordedura é uma delas e servirá como exemplo. No decorrer de todo esse tempo de seleção, vários foram os fenótipos que surgiram. Sendo assim, toda a estrutura do animal sofreu alterações morfológicas. Dentro das linhagens existentes hoje percebe-se variações de mordedura em: tesoura, torquês, retrognatismo e prognatismo. Todas essas são permitidas desde que, nos casos de retro e prognatismo, sejam leves e não severos. Outra carcterística que é muito comentada é o tipo de cauda a ser considerado desqualificante. O padrão desqualifica o tipo Screwed Tail (Cauda em parafuso) e o Bobbed Tail (cauda curta congênita). Portanto, apesar de eu não ver com bons olhos, são toleradas as dos tipos: Curled Tail (cauda enroscada), Kinked Tail (cauda torcida), Twisted Tail (cauda retorcida), Knotted Tail (não sei que tipo é esse). Não é incomum nascerem indivíduos com alterações de cauda mesmo que os pais apresentem caudas consideradas normais. O Germano Lavigne, criador de American Staff e American Bully, já cansou de relatar suas experiências com isso nas redes sociais. Outra característica que vemos muito são exemplares que apresentam um olho de cada cor. Ocorre também em humanos. Eu particularmente gosto muito e, apesar de ser considerado falta grave, não vejo nenhum problema funcional nisso. Para facilitar vou listar, segundo o padrão ABKC, as características que desqualificam o indivíduo enquanto American Bully:
  • Comportamento agressivo com humanos.
  • Olhos rosados ou olhos de albinos.
  • A cor de pelagem do tipo Merle (associada com cegueira e surdez dentre outras).
  • Criptorquidismo (uni ou bilateral).
  • Surdez (uni ou bilateral).
  • Screwed Tail (Cauda em parafuso)
  • Bobbed Tail (cauda curta congênita)
Mordeduras:
 Bobbed Tail abaixo:
 Cor Merle abaixo:

 Kinked Tail abaixo: