1 de abr. de 2009

Estrutura e movimentação.









Resolvi fazer um post sobre estrutura e movimentação. Percebo que alguns criadores de pits e cia não se preocupam muito com certas características que seus animais possuem. Tratam-se das famosas faltas, assim conhecidas no meio cinotécnico. Sem dúvida a incidência maior, ao menos nos pits e bullies, são os problemas de aprumos e inserção dos cotovelos. Vejo com muita frequência a pessoa postar a foto de um animal com defeitos gritantes e ainda se gabar dizendo que seu animal apresenta um belo peitoral , quando na verdade os cotovelos é que são extremamente abertos, dando uma aparência de peito largo. Claro que existem cães com o peito bem largo e com os cotovelos abertos, mas ainda sim não é o desejado. Essas deformidades acabam interferindo na movimentação e consequentemente nas atividades do cão. Além disso, podem predispor o animal a algumas doenças tais como a displasia de cotovelos e as luxações.
Para facilitar a compreensão vou postar fotos ilustrando os problemas.
  • Na 1ª foto seguem animais com os defeitos mencionados anteriormente. No caso dos red noses, o animal número 1 apresenta cotovelos extremamente afastados do tórax. Já o outro apresenta uma inserção correta dos cotovelos.
  • Na foto com 3 cães percebe-se que os animais da direita e da esquerda apresentam defeitos não só nos aprumos, como também afastamento dos cotovelos. O da direita ainda tem as patas espalmadas. O cão do meio apresenta somente afastamento dos cotovelos.
  • As duas últimas fotos apresentam animais corretos. Perceba como os cotovelos estão juntos ao tórax e bem inseridos. São animais com um baita peitoral e com os aprumos e cotovelos postados corretamente.
  • Na última foto, com os cães de perfil, nota-se as corretas proporções das linhas superior, inferior, peito, antepeito, aprumso e angulações.
Para maiores informações sobre movimentação canina aqui vai uma excelente sugestão: http://www.saudeanimal.com.br/artig153.htm

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente post, assim tira as dúvidas, muitos animais com estes problemas são promocionados como exemplares top,
abraços

LUCIANO disse...

parabens pelo post ,preocupação com a saude do cão atitude que deveria ser tomada por todos que se dizem criadores .